Trabalho de Conclusão do Ensino Fundamental

O trabalho de conclusão do ensino fundamental (TCEF) é um projeto que tem como público alvo as turmas do 9º ano, com o objetivo de fomentar a alfabetização científica no ensino fundamental, através da construção gradual e sistemática de um trabalho do tipo monografia envolvendo a pesquisa, a produção escrita e a defesa (apresentação) dos resultados, baseado na elaboração de uma ou mais soluções para uma determinada problemática.

Tem como objetivo geral promover a iniciação científica contribuindo para a formação de alunos pesquisadores, leitores, que saibam produzir uma escrita fundamentada e coerente.

Fomentando o desenvolvimento de competências gerais e específicas previstas na Base Nacional Comum Curricular, entre elas, as competências gerais 5 e 7, que dizem respectivamente:

“Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta” (BNCC, 2017).

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BNCC, 2017).

Os critérios de avaliação seguem as normas da ABNT, com a flexibilização de alguns aspectos, por se tratar de uma produção por alunos do Ensino Fundamental, a evolução do aluno durante cada momento do projeto é observada e registrada pelo professor/orientador. O processo de acompanhamento se baseia na aprendizagem tutorial, com orientações um a um e coletiva, e aprendizagem personalizada com sequências didáticas, trilhos de atividades, que envolvem a organização de diferentes tarefas, espaços e tempos, individuais e colaborativos, presenciais e online, sob a orientação do professor (Bacich e Moran, 2017).

Os alunos receberão um portifólio com as orientações para escrita, formatação, e apresentação da monografia. Assim, o produto final é a elaboração de uma monografia com os resultados da pesquisa realizada pelo estudante.

Abrir bate-papo
1
Entre em contato!
Fale com a gente!